CRA-RJ participa do I Encontro de Administração e Direito em Saúde do Rio

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro foi um dos apoiadores do I Encontro de Administração e Direito em Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Enad Saúde), promovido pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio. O evento contou com os painéis “Financiamento em Saúde”, “Incorporação Tecnológica em Saúde” e “Segurança Jurídica em Saúde”. Na ocasião, profissionais das áreas de Administração, Medicina e Direito se uniram para apresentar as atuais realidades da gestão hospitalar e propor caminhos para melhorias na prestação de serviços e resolução de conflitos ligados à saúde.

O CRA-RJ foi representado pela conselheira Adm. Elizabeth da Costa Bastos, vice-presidente de Registro Profissional do CRA-RJ, que fez parte da mesa de abertura dos trabalhos ao lado dos professores Wladymir Soares de Brito, diretor-geral da Mackenzie Rio, e do excelentíssimo juiz federal Vigdor Teitel, titular da 11ª Vara Federal (RJ).

A Adm. Elizabeth da Costa Bastos destacou o papel do Administrador diante das mudanças na realidade hospitalar no Brasil.

“Como lidar com todas as variáveis presentes no dia a dia da área de saúde, como o envelhecimento da população ou o aumento da expectativa de vida, por exemplo? Aí, entra a figura do Administrador. O profissional que possui visão sistêmica para administrar orçamentos e outras questões financeiras, gerindo com responsabilidade os recursos humanos, materiais e logísticos. Assim, conseguimos fazer mais e gastar menos no âmbito da saúde”, disse.

Soares de Brito deu as boas-vindas ao público presente e aos internautas e destacou que o trabalho conjunto pode gerar muitos benefícios à sociedade. Ele ainda chamou a atenção para a atualização constante dos gestores hospitalares que, segundo ele, precisam ser ‘Administradores competentes, éticos, voltados para um novo modelo, que abranja a todos’.

Já Teitel expôs que vivencia muitos casos relacionados à saúde, mais especificamente na esfera pública. Os litígios mais comuns são internações ou fornecimento de medicamentos. Devido à alta demanda, que poderia ser diminuída por meio de boa gestão, ele classificou o evento como ‘de extrema importância para a nossa sociedade’.

O Adm. Francisco de Jesus, conselheiro suplente do CRA-RJ e que também esteve presente ao I Enad Saúde, defendeu que o evento mostra que o profissional de Administração, entre outras competências, precisa ter conhecimento multidisciplinar.

“Para que possamos fazer uma gestão de forma mais correta, bem-direcionada, faz-se necessário que entendamos como se faz a judicialização da área da saúde. É bom lembrar ao Administrador que ele não fica preso só a isso, está apto a qualquer área que for trabalhar, é preciso procurar saber o que está paralelo a ele”, enfatizou Jesus.

Já o Adm. Alessandro Paiva, que apresentou o seu livro “Política Nacional de Atendimento às Urgências”, falou sobre os benefícios do Administrador na gestão hospitalar.

“Todo mundo acaba ganhando. A sociedade, que terá um serviço de melhor qualidade, o empresário que vai conseguir reduzir os seus custos e aumentar sua margem de lucro, e o Administrador que terá uma grande área para poder atuar. Então, todos esses stakeholder acabam se beneficiando de maneira direta do profissional de Administração na área de saúde,” elencou Paiva.

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio é umas da Instituições de Ensino Superior conveniadas ao CRA-RJ em prol da disseminação da Administração profissional e legal, no Estado do Rio de Janeiro.

%d blogueiros gostam disto: