Registro de tecnólogos no CRA-RJ garante o exercício legal da profissão

Surgidos a partir da década de 1970, acompanhando as transformações na economia e na sociedade brasileira, os cursos tecnológicos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e nas Instituições de Ensino Superior do país. Atento a essas transformações, o Sistema CFA/CRAs registra, desde o final dos anos 70, os profissionais graduados em cursos superiores de tecnologia ligados à Administração, visando garantir o espaço de atuação específica dos Tecnólogos.

Os Tecnólogos que se registram no CRA-RJ, além de estarem exercendo legalmente as suas atividades, passam a contribuir para a valorização e o crescimento da profissão. É também pelo registro junto ao Conselho fluminense que se torna possível a realização de atividades ligadas ao Setor de Fiscalização, que através do cruzamento de dados consegue identificar profissionais, empresas e concursos públicos que estejam em desacordo com as normas estabelecidas por lei, impedindo a ocupação indevida de atividades exclusivas de Administradores e Tecnólogos.

O CRA-RJ ainda oferece uma série de benefícios aos seus profissionais e estudantes registrados, com destaque para cursos gratuitos disponibilizados pela Universidade Corporativa do Administrador – UCAdm, orientação sócio jurídica por meio de advogados especializados em diversas áreas, carteira exclusiva para estudantes, palestra e eventos, entre outros.

Eixos tecnológicos

A partir da Resolução Normativa CFA nº 505, elaborada no dia 11 de maio de 2017, que “dispõe sobre o registro no Conselho Regional de Administração, dos diplomados em cursos superiores de Tecnologia que estão ligados à ciência da Administração”, foram estabelecidos nove eixos tecnológicos e seus cursos superiores, reconhecidos pelo MEC, voltados para áreas que abrangem a Lei nº 4.769/1965. Assim sendo, os profissionais que englobam estes grupos devem ser registrados e passam a ter suas ações fiscalizadas de acordo com as regulamentações estabelecidas pelo Sistema CFA/CRAs.

No site do Conselho fluminense, há também uma área específica para os graduados e graduandos em cursos de Tecnologia, com Resoluções Normativas estabelecidas pelo CFA, os cursos e os consequentes profissionais que devem se registrar junto ao CRA-RJ e um Guia profissional para os Tecnólogos. Confira!

%d blogueiros gostam disto: