Acervos Técnico, Intelectual e Funcional para todos os registrados do CRA-RJ – Universidade Corporativa do Administrador
/Acervos Técnico, Intelectual e Funcional para todos os registrados do CRA-RJ

Acervos Técnico, Intelectual e Funcional para todos os registrados do CRA-RJ

2018-06-14T11:33:40+00:00

Com a competitividade exacerbada do mercado de trabalho atual, qualquer experiência pode ser o diferencial que você precisa para se destacar. Por isso, o profissional da Administração que quiser agregar valor ao seu currículo dispõe de três tipos de acervos que podem ser comprovados junto ao CRA-RJ, através do recém-implantado Sistema Integrado de Autoatendimento e Fiscalização (Sifa): o técnico, o intelectual e o funcional.

Esses acervos são atestados por meio de documentos comprobatórios que deverão passar, na maioria das vezes, por análise para deferimento. Podem ser contratos de trabalho, publicações, contratos e registros em atividades de consultoria, participação como palestrante em apresentações etc.

ACERVO TÉCNICO – É a parte da experiência como responsável técnico. Onde são registrados todos os atestados de responsabilidade técnica emitidos no nome do Administrador ou Tecnólogo responsável;

ACERVO FUNCIONAL – São os contratos de trabalho de cada profissional. Ele irá registrar cada serviço/projeto feito por ele nas empresas ou organizações que trabalhou, seja como presidente, diretor, gerente ou alguma função que exerceu e queira que faça parte do seu acervo;

ACERVO INTELECTUAL – Inclusão de diplomas; certificados de participação em palestras; certificados de palestrante; participação em workshops, autoria de trabalhos científicos, participação em grupos de estudos e pesquisas, tutoria, monitoria e orientação de teses, entre outros.

Esses acervos servem para que haja a comprovação chancelada pelo CRA-RJ do trabalhado dos profissionais. registrados Além disso, é através da atualização completa dos acervos Técnico, Funcional e Intelectual que os profissionais poderão se candidatar às vagas disponíveis no Adm Empregos, ferramenta exclusiva para profissionais de Administração registrados no CRA-RJ que oferece vagas de emprego e estágio. O caminho contrário também deverá ser utilizado pelas empresas, já que através da nova ferramenta elas poderão encontrar profissionais com os perfis que deseja para seu quadro funcional. O Adm Empregos está inserido no Sifa. Acesse e confira.

De acordo com o presidente do CFA e conselheiro federal pelo Rio de Janeiro, Adm. Wagner Siqueira, a criação dos acervos e a implementação do Adm Empregos, que irá unir os perfis dos profissionais de Administração às vagas disponíveis, é uma inovação nas profissões do Brasil.

“Nós estamos dando mobilidade aos profissionais e futuros profissionais da Administração quanto ao mercado de trabalho. É importante que tenhamos registrado todo o trabalho de nossa vida, através dos acervos, e ainda teremos a opção de uma colocação ou recolocação no Mercado de Trabalho pelo Adm Empregos. Portanto, essa atividade é absolutamente pioneira e eu não tenho dúvidas que todas as profissões vão acabar copiando isso”, enfatizou o presidente, lembrando ainda que os Acervos Técnicos, Funcionais e Intelectuais servirão como uma espécie de ‘currículo lattes’ para o profissional de Administração.