O Adm. Luís Eduardo Ribeiro, membro da Comissão Especial de Logística do CRA-RJ, apresentou a palestra “Como Implementar uma Supply Chain Ética de Ponta a Ponta”, na sede do Conselho, na Tijuca. O tema é um grande desafio das organizações e, por isso, é fundamental que o profissional da Administração tenha o controle de ponta a ponta da cadeia de suprimentos, de fornecedores a clientes, e as melhores práticas para atender a estes requisitos.

Para o Administrador, Supply Chain de ponta a ponta significa estar ciente e integrado desde o início da cadeia produtiva, da aquisição da matéria-prima, passando por todos os processos e procedimentos, até o cliente final. Ele ainda acrescenta que o profissional deve pensar nesse processo alinhando a sustentabilidade à ética.

“O que é uma cadeia de suprimentos sustentável e ética? Trata-se de integrar as práticas ambiental e financeiramente viáveis. Em todo o ciclo da cadeia de suprimento, desde a seleção do produto até a procura de fornecedor, concepção, produção e entrega até o cliente”, ressaltou o Administrador.

Luís Eduardo salientou ainda que as empresas buscam transparência no controle da cadeia de suprimentos. Portanto, é essencial que essa Administração seja feita pensando no processo como um todo e com um bom planejamento, que é a base de qualquer atividade de logística.

“Não adianta você ter um armazém extremamente eficiente, um transporte produtivo, um atendimento de excelência, se você não tiver a disponibilidade do produto na hora certa, nada disso funciona. Quem garante a disponibilidade, que não haja excesso, desperdícios e perdas é o planejamento”, reforça Ribeiro.

Em breve, você poderá conferir esta palestra na CRA-RJ Play e na Rádio ADM-RJ.