Aplicativos digitais de gestão não substituem o papel do Administrador

O número de aplicativos disponíveis para uso em smartphones tem crescido de forma exorbitante à medida que o tempo passa. Segundo o site Statista, a Google Play possuía, em dezembro de 2017, 3,5 milhões de aplicativos; já a Apple Store, em janeiro daquele mesmo ano, disponibilizava 2,2 milhões de aplicativos. E muitas dessas ferramentas são voltadas para a Administração de organizações privadas, públicas e do terceiro setor. Gestão de finanças, equipes, produtividade, vendas e compras são as áreas mais comuns de serem encontradas.

Apesar da diversidade e da facilidade de acesso a esses aplicativos, o Adm. Diego Braga, especialista em tecnologias e startups, chama atenção para o fato de que as ferramentas digitais não substituem o papel estratégico do Administrador dentro das organizações.

“A tecnologia vem para gerar dados. Ela é fria no que tange a números e vê pessoas como algoritmos. O papel do Administrador é pegar as informações geradas e, com sua experiência profissional, tomar as melhores decisões, com base na análise do cenário exposto”, destaca Braga.

Ele ainda ressalta que a tecnologia aplicada à Administração desburocratiza processos e o profissional de Administração, junto com as organizações, precisa se adaptar às constantes transformações para tirar maior proveito de cada uma.

“A tecnologia está presente no dia a dia das pessoas e se organização não atende o cliente da forma correta, ele simplesmente vai migrar para um prestador de serviços/produtos que o atenda de forma satisfatória. Então, gestor, se adapte, esteja sempre antenado a todas as atualizações [tecnológicas/gerenciais], se possível seja precursor delas. Todas as organizações têm dificuldades e, como gestores, podemos também criar ferramentas que eliminem tais problemas”, aconselhou.

Assim como o Adm. Diego Braga, o CRA-RJ entende que os profissionais de Administração precisam estar sempre atualizados para se manterem no mercado de trabalho. Assim, mantém a Universidade Corporativa do Administrador, com mais de 250 cursos gratuitos para seus registrados, além da periodicidade de palestras, seminários e outros eventos ligados à área.

Há uma entrevista na Rádio e na TV do CRA-RJ, com o Adm. Diego Braga, sobre aplicativos ligados à Administração, com ênfase no WhatsApp Business, exclusivo para empresas.

%d blogueiros gostam disto: