Por Josué Amador |

A Jornada Carioca de Gestão no Esporte, a partir do dia 3 de outubro, vai oferecer aos participantes uma imersão de 55 horas em conhecimento prático no segmento esportivo, durante 8 dias, com 11 especialistas da área. Este é um curso oferecido pelo Conselho Regional de Administração (CRA-RJ), através da Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm). As inscrições já estão abertas!

Os assuntos trabalhados serão: “O Profissionalismo dentro da Gestão Esportiva”, “Marketing Esportivo”, “Gestão no Futebol: Base e Profissional”, “Propedêutica do Direito e da Legislação Desportiva no Brasil”, “Treinamento de Habilidades Psicológicas no Esporte”, “Planejamento Estratégico”, “Políticas Públicas voltadas para o Esporte”, “Jornalismo e Comunicação no Esporte”, “Elaboração de Business Plan para Obtenção de Recursos”, “A estrutura do Voleibol Brasileiro” e “Contratos Esportivos”.

Os encontros acontecerão às quintas-feiras (das 18h às 21h), exceto no dia 12 (feriado) e sábados (das 9h às 18h) de outubro, com investimento de R$ 350,00. Profissionais e estudantes da Administração registrados e funcionários de instituições conveniadas ao Conselho recebem de 15% desconto.

O diretor-geral da UCAdm Adm. Wagner Siqueira chamou a atenção para a necessidade da prática esportiva sustentável no Brasil, não simplesmente por temporadas ou como algo meramente recreativo.

“A experiência de realização de Olimpíadas em diversas cidades do mundo, mostra o desenvolvimento fantástico dessas regiões. O Rio de Janeiro também tinha a expectativa de criar espaços importantes, que seriam âncoras para o desenvolvimento do município e do esporte. Acontece que foi feito o projeto e encerrou-se nas Olimpíadas em si, não estendendo o uso desses equipamentos. Aliás, algo que já tinha acontecido no Pan-americano”, disse.

Para Siqueira, é necessário enxergar esse segmento como um verdadeiro negócio lucrativo, que movimenta a economia mundial e gera oportunidades de emprego.

“O profissionalismo não pode ser apenas na prática esportiva, mas fundamentalmente na Gestão de recursos materiais e de pessoas para se obter resultados econômicos também. A Jornada é uma importante contribuição para a formação de quadros dedicados à aplicação de seus conhecimentos à Administração de equipamentos, atividades esportivas e clubes”, destacou Siqueira.

O ex-jogador de basquete Adm. Alexey Carvalho, especialista em Gestão Esportiva e coordenador da Jornada Carioca de Gestão no Esporte, lamentou o fato de que a Administração da maioria dos clubes, de todos os esportes, ainda é baseada no ‘protecionismo, amigos dos amigos. Uma questão muito mais de confiança do que, propriamente, na capacidade e competência profissional’. Ele reconhece que, atualmente, a realidade é bem melhor do que antigamente, mas defende que ainda há muito a se aperfeiçoar.

“Quando eu vejo um curso como esse, com a possibilidade de se qualificar e capacitar os futuros profissionais, sóenxergo coisas boas. […] Não existe mais espaço, caso você queira crescer, realmente progredir, expandir o negócio, seja ele dentro de um clube, de uma federação, uma própria empresa que trabalhe com esporte, não trazendo para dentro profissionais capacitados que entendam, porque se faz necessário”, disse Carvalho.

O Adm. Alexey Carvalho, que já atuou na seleção de basquete e fez especialização de Gestão Esportiva no exterior, ainda defendeu o caráter estratégico de se investir na capacitação em gestão do esporte, por ser um mercado que movimenta bilhões anualmente, em todo o mundo.

“Conhecimento é uma troca constante e eu tenho certeza de que aquilo que vai ser apresentado, as disciplinas, o nível e o quilate dos palestrantes convidados vão abrilhantar e muito essa Jornada, esse curso. Todos temos a ganhar. Toda infraestrutura, Know-how e chancela, que o Conselho dispõe em oferecer isso aos estudantes e profissionais da Administração e demais áreas interessadas em conhecer e ter uma proximidade com a gestão do esporte […], eu enxergo como um investimento e, particularmente, como algo muito barato, acessível a todos”, disse.

As aulas serão na sede do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, localizado na Rua Professor Gabizo, nº 197, Tijuca – Rio de Janeiro – RJ (próximo da estação ‘Afonso Pena’ do Metrô).