Por Érika dos Anjos |

Para facilitar ainda mais a vida das empresas e profissionais registrados no Conselho Regional de Administração do CRA-RJ, foi lançada uma nova ferramenta: o acesso e validação das certidões através de QR Code, de forma rápida e segura através do Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (Sifa).

Toda a sociedade já tinha acesso à verificação de autenticidade de certidão através do painel Serviços Públicos do Sifa, onde era preciso a inclusão de diversos dados. Agora, com a tecnologia do QR Code, a partir de qualquer smartphone será possível confirmar a veracidade do documento muito mais rápido.  Atualmente, os documentos mais acessados são a Certidão de Regularidade (PF/PJ), Certidão de Registro e Comprovação de Aptidão (PF/PJ), Certidão de Acervo Técnico (PF/PJ) e Certificado de Responsável Técnico.

QR Code é a abreviação de Quick Response Code (Código de Resposta Rápida), sistema com um código em 2D usado para ter acesso rápido a sites, textos e números em um processo similiar à leitura dos preços dos caixas de supermercado. Para fazer a leitura, é necessário um aplicativo especial que pode ser adquirido facilmente na Apple Store ou Play Store.

Serviços Públicos

Umas das ferramentas de grande importância dentro do Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (Sifa) é a de Serviços Públicos, que oferece ao cidadão em geral a possibilidade de verificar a veracidade de documentos que atestem a qualificação de profissionais e empresas da área da Administração, realizar denúncias de casos de ilegalidade e saber quais instituições, pessoas físicas e jurídicas têm registro junto ao Conselho. Além disso, os registrados no CRA-RJ podem consultar protocolos de suas demandas e reagendar comparecimentos à sede do Conselho.