/Como a Sustentabilidade Empresarial é vantajosa para o desempenho das organizações

Como a Sustentabilidade Empresarial é vantajosa para o desempenho das organizações

2018-06-28T11:22:00+00:00

O Adm. Francisco de Paulo Prado falou sobre o crescimento sustentável das organizações com base nos três pilares da sustentabilidade (ambiental, econômico e social) em palestra na sede do Conselho, na Tijuca. O Administrador trabalhou questões como as problemáticas macroambientais e como afetam o desafio do crescimento sustentável; como gestores e responsáveis pela gestão de facilities devem atuar para conseguir bons resultados; que pilares trabalhar para gerar impacto positivo nas vertentes ambiental, social e econômica; além de apresentar um estudo de caso sobre ‘Sustentabilidade em Shopping Center’.

Prado explica o que é a sustentabilidade e qual a sua relação com as empresas e o processo para se obter um negócio sustentável e responsável, ressaltando que não se trata que um assunto com foco somente no lucro, pois há necessidade de valores éticos, sociais e ambientais.

“É possível que se tenha ética em negócios sustentáveis. Aconteceu um estudo de Harvard que mostrou que empresas sustentáveis geram mais lucros e mas perenidade. […] As pessoas pensam na sustentabilidade empresarial como uma exigência legal e não veem o quanto ela é vantajosa, tanto para a empresa quanto para a sociedade e o meio ambiente”, salientou.

Francisco ressaltou ainda que o ser humano é o principal causador de danos ecológicos, de acordo com dados sobre o aquecimento global e desmatamento, e que vemos isso no consumo desenfreado da sociedade. Ainda realçou que mesmo nessa sociedade consumista, existem planejamentos para diminuir os danos causados, como a reutilização de caixas de madeira para outros fins, menor utilização de sacolas de plástico nos mercados, entre outras ações.

Nesse meio, Prado também apresentou a Ancar, instituição de desenvolvimento empresarial, falando de sua história e como ela faz os Shopping Centers serem mais sustentáveis, fazendo coleta seletiva nas lojas, vitrines sustentáveis e diversos eventos/exposições para expandir a sustentabilidade e a fim de que ela se torne algo natural para as empresas e sociedade.

Para assistir à palestra completa acesse o Facebook do CRA-RJEm breve, também estará disponível na CRA-RJ Play e a Rádio ADM RJ.