/Como o profissional da Administração deve lidar com a incerteza e não viver indeciso

Como o profissional da Administração deve lidar com a incerteza e não viver indeciso

2018-07-26T16:15:31+00:00

José Ernesto Bologna participou de uma entrevista ao CRA-RJ para falar um pouco mais sobre painel “A incerteza veio para ficar: como conviver incerto, mas não indeciso”, que ministrará no XXVI Encontro Brasileiro de Administração, entre os dias 6 e 8 de agosto, no Centro de Convenções da Bolsa do Rio. O tema é relevante tanto para o profissional da Administração, quanto para a população num modo geral.

Bologna explica que a angústia provocada pela incerteza é o resultado da não aceitação de que a vida é totalmente incerta, pela ilusão de que há possibilidade de alguma certeza do que ainda não aconteceu.

“Temos a dificuldade cultural de admitir que a vida é incerteza em praticamente todos os seus momentos e aspectos […] Gerando dificuldade em construir confiança nos contratos”, ressalta.

Para o palestrante, o profissional da Administração deve, primeiramente, encarar que a incerteza é uma verdade inegociável, mas que há formas de conviver com ela e, também, de obter ajuda para manter um objetivo apesar de toda essa indecisão.

“Seja de ajuda da psicoterapia, das relações de natureza psicológicas, educação, discussão moral e até de coachs, tudo isso ajuda as pessoas a conviverem com este inegociável drama da existência humana, que é a incerteza”, salientou.

De acordo com José Ernesto Bologna, a escolha do tema sobre a incerteza atende a uma demanda contemporânea do Brasil, especialmente por ser ano de eleição, que gera ainda mais dúvidas sobre as grandes mudanças socioeconômicas que podem ocorrer, ou não.

Ouça a entrevista completa na Rádio ADM-RJ ou assista-a na CRA-RJ Play. Participe do 26° Enbra clicando aqui.