Pela estagiária Bárbara Gouvêa
Sob supervisão de Érika dos Anjos |

Nessa semana, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro promoveu diversas entrevistas e palestras sobre temas relacionados à gestão. E também continuou a campanha #AdmSolidária, em que o CRA-RJ arrecada alimentos perecíveis nos eventos, que posteriormente serão doados a entidades filantrópicas.

A semana começou com o Adm. Miguel Marun, membro da Comissão Especial de Marketing do CRA-RJ, e o Adm. Josué da Silva, consultor empresarial, que realizaram uma entrevista sobre “Geração Millennials e os desafios para o Marketing”. Os participantes falaram sobre a mudança que a tecnologia gerou nas pessoas nascidas entre 1980 e 1995 e como esses indivíduos lidam com a realidade atual.

“Essa geração passou do analógico para o digital e conviveram com essa mudança e isso, obviamente, trouxe uma repercussão muito grande dentro das organizações. As próprias empresas passaram por esse processo também”, disse o Adm. Josué da Silva.

Já o Tecnol. Gilvan Bueno produziu mais um episódio da série “Investidor em Ação”, programa do CRA-RJ sobre assuntos relacionados à finanças, e trabalhou com o tema “Diferenças entre B3, Bovespa e Ibovespa”.

“O investidor brasileiro precisa entender quais são as entidades que estão ali para lhe proteger e fiscalizar o mercado. […] O primeiro grande princípio do mercado de ações é ter a transparência, como nós gostamos de destacar, a governança corporativa”, salientou Bueno.

No quadro “Conversa Pública”, o Adm. César Campos, conselheiro do CRA-RJ, e o professor Marcos Cavalcanti, discorreram sobre a importância da utilização da tecnologia e do processamento corretos dos dados para a Administração Pública.

“A gestão em rede é uma arte que precisa ser desenvolvida. O que o Administrador precisa fazer é se adaptar a essa nova realidade. O modelo de gestor que manda e o cara que obedece está acabando. O gestor do século XXI vai ter que saber trabalhar com rede, ser um articulador”, ressaltou Cavalcanti.

Referente a palestras, essa semana contou com “Mediação e Arbitragem como campos de atuação do Profissional de Administração”, promovida pela Comissão de Mediação e Arbitragem do CRA-RJ e ministrada pelo coordenador adjunto da Comissão, o Adm. Anderson Monteiro de Souza; “Mesa-redonda: Dilemas e falácias de vendas B2B”, com a participação da Adm. Amanda Eloi, membro da Comissão Especial de Empreendedorismo e Inovação do CRA-RJ, e de Bruno Ramos, Sócio-Diretor da Lift Desenvolvimento; e com o workshop “Economia Criativa – potenciais para o Estado do Rio de Janeiro”, realizado pelos Administradores Samuel Barros e Ricardo Soares, coordenadores adjuntos das Comissões de Finanças, Gestão de Portfólios, Programas e Projetos, respectivamente, e do Adm. Carlos Roberto Fernandes de Araújo, vice-presidente de Administração e Finanças do CRA-RJ.

“O árbitro tem uma atuação que tem impacto também, em políticas públicas e no cidadão. Então, a gente vê o que? A responsabilidade e, por outro lado, a capacitação e a qualificação que esses profissionais precisam ter”, Adm. Anderson Monteiro de Souza.

“A venda B2B é uma venda mais demorada, porque depende muito de um lado racional, eu tenho que conversar internamente com a minha empresa e decidir com outros diretores se vou fazer esse investimento ou não. No varejo, que normalmente é a venda B2C, é uma coisa muitas vezes mais rápidas e mais emotivas, porque só está você e a pessoa que vai usar ou presentear alguém sobre aquele produto ou serviço”, Bruno Ramos.

“Qual a ideia de economia criativa? É uma atividade nas quais resultam em indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando o seu valor econômico. Ela pensa sempre em como as pessoas podem ganhar dinheiro com ideias”, Adm. Carlos Roberto Fernandes de Araújo.

Palestras da próxima semana

Palestra 29/10 – Gestão de competências: implementação e resultados

Hora: 18h30

Descrição: O Adm. Elson Teixeira vai falar sobre a contextualização do modelo de Gestão por Competências, Formas de implementação, Resultados esperados deste modelo de gestão; Ganhos gerenciais a curto / médio e longo prazo, Relação de Governança Corporativa com avaliação de desempenho, PDI, Cargos e Salários.

Faça a sua inscrição aqui.

Palestra 30/10 – Qualidade em Saúde

Hora: 18h30

Descrição: O grande desafio da qualidade em saúde é tratar um produto que não tem preço mas tem um custo voltado para a profissionalização dos gestores, que precisam trabalhar sempre com a emoção. Pretende-se com o tema ocupar um espaço de discussão que promova um repensar em Qualidade não como mais uma ideia ou modismo, mas como um programa efetivo que direcione da melhor forma a Assistência nesse ambiente vulnerável cujo o foco são vidas.

Faça a sua inscrição aqui.

31/10 – Encontro de Administradores da Região Norte Fluminense

Hora: 18h

Descrição: O Encad contará com as palestras “Tendência e oportunidade para o Administrador na Era Digital, com a Adm. Suely Motta, membro da Comissão Especial da Mulher Administradora do CRA-RJ e “O papel das universidades corporativas nesses contextos e como a UCAdm está se preparando”, com o Adm. Wagner Siqueira, diretor-geral da UCAdm.

Faça a sua inscrição aqui.

Fique sempre ligado nas novidades do seu Conselho! E se vier à palestra, ajude a campanha #ADMSolidária.