/CRA-RJ realiza o 2º Seminário de Responsabilidade Técnica com palestra sobre o eSocial

CRA-RJ realiza o 2º Seminário de Responsabilidade Técnica com palestra sobre o eSocial

2018-06-14T11:47:53+00:00

O 2º Seminário de Responsabilidade Técnica do CRA-RJ trouxe aos presentes e internautas um panorama sobre o papel da Universidade Corporativa do Administrador, as novas funcionalidades do Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (Sifa) e o eSocial. O objetivo do Conselho é disponibilizar ferramentas aos seus registrados para uma atuação satisfatória dentro das organizações.

O evento contou com a participação do Adm. Wagner Siqueira, presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), da Adm. Elizabeth Bastos, vice-presidente de Registro Profissional do CRA-RJ, e de funcionários do CRA-RJ, que também tiraram dúvidas dos participantes. Uma das palestras do evento foi a do especialista em Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) Dante Barini, que falou sobre o eSocial e os impactos na vida dos profissionais da Administração.

O presidente do CFA considerou o evento muito produtivo e esclarecedor, principalmente porque aponta um novo caminho a ser seguido por todas as organizações e profissionais da área da Administração.

“Tivemos uma manhã muito rica e de muito trabalho com importantes informações sobre a extensão da Universidade Corporativa do Administrador à pessoa jurídica, o acervo técnico, funcional e intelectual, que eu costumo chamar de currículo lattes do profissional registrado e ainda as ferramentas disponíveis no CRA do Rio, que certamente serão implantadas nos CRAs de todo o Brasil.  Levar essas inovações para o restante do país será um grande desafio, porque não dependerá apenas de tecnologia, mas principalmente de mudanças de hábitos. Mesmo assim, iremos adiante, pois transformações são necessárias para sobrevivermos aos novos tempos”, declarou Siqueira.

A Adm. Elizabeth Bastos também destacou o atual momento pelo qual o Conselho está passando, com a implantação do Sifa, que também traz o Adm Empregos e a Rede Social entre outros benefícios exclusivos para os registrados no CRA-RJ.

“A partir de agora, o responsável técnico, além das suas atribuições de emissões de pareceres, relatórios, planejamento, coordenação, nas empresas registradas nas quais ele atua, ele também terá a facilidade e o papel de suma importância de poder também capacitar os colaboradores dessas empresas registradas, por meio da Universidade Corporativa do Administrador”, ressaltou a Administradora.

Durante sua apresentação do e-Social, Dante Barini destacou a necessidade de os profissionais da Administração se dedicarem a entender todos os processos do eSocial, pois as multas por falhas no lançamento de informações são enviadas às empresas e seus gerentes e não aos contadores apenas. Assim, quanto mais o profissional da Administração entender da plataforma, menos problemas acarretará à organização que representa e a si mesmo enquanto profissional responsável técnico.

“Aos profissionais da Administração cabe uma enorme responsabilidade com relação ao e-Social, pois informaçõestransmitidas de forma errada podem ser interpretadas como tentativa de engano ao fisco, e o responsável responderá por crime federal. O e-Social não pode ser levado como algo de responsabilidade apenas dos contadores, mas sim de toda empresa, de chão de fábrica até a alta administração […], e não será bem feito, isento de multas, se não abranger e definir as pessoas”, enfatizou Barini.

A apresentação completa fica disponível no Facebook do CRA-RJ, na CRA-RJ e na  Rádio ADM RJ.