Por Josué Amador

O EAD Ranking enumerou os melhores cursos e locais para se estudar a distância, com o objetivo de ajudar os estudantes na tomada de decisão diante de um mercado cada vez mais vasto. A partir dos dados e indicadores percebidos, foram catalogadas 200 instituições e seus respectivos cursos, em ordem decrescente, a partir dos que mais atenderam aos critérios definidos na pesquisa. O que chama a atenção é que 32,5% dos cursos indicados estão ligados à área da Administração, dentro das 22 categorias apresentadas.

A classificação foi definida com base em quatro indicadores: Avaliação de colegas, onde os entrevistados nomearam até cinco cursos que eles consideram os melhores em suas áreas específicas de conhecimento; Impacto no mercado de trabalho, com a participação de profissionais de Recursos Humanos – também indicando até cinco cursos considerados mais valiosos para potenciais candidatos; Proporção tutor/aluno, que mediu o nível de interação entre professores, assistentes de tutoria e coordenadores com os estudantes; e Avaliação de Capacidade Tecnológica, no qual foram solicitados detalhes sobre a tecnologia disponível para os alunos e aplicada nos cursos.

O diretor-geral da Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm) Adm. Wagner Siqueira, que também é conselheiro federal pelo Rio de Janeiro, destaca que a Era Digital tornou o conhecimento mais acessível, eficiente e dinâmico.

“O ensino a distância era feito por correspondência e funcionava muito bem, como uma modalidade que complementava o processo de educação em geral. Agora é com a disponibilidade de tecnologia de ponta, informática, sistema de internet e web facilita o processo de aprendizagem e possibilita, evidentemente, uma acessibilidade muito maior para todos aqueles que precisam conhecer o que existe no mundo. Portanto, tem-se uma descentralização do processo do conhecimento […]. Nesse sentido, é excelente, avançamos muito, embora não seja uma novidade em si, mas um processo que se aprofunda e que aumenta”, declarou Siqueira, que ainda reforçou a importância da Educação continuada, para que os profissionais se mantenham competitivos no mercado de trabalho, citando a UCAdm, com mais de 250 cursos gratuitos, como uma importante ferramenta online para profissionais e estudantes registrados no CRA-RJ:

“Não se sai mais da faculdade! Não há como ver o mundo como antigamente, que com o diploma se podia rasgar todos os livros. Agora, é preciso aprender sempre. A Universidade Corporativa tem esse propósito de complementar, contribuir, ajudar os profissionais de Administração para que ele faça a educação permanente. Nós fazemos cursos a distância, com 32 mil alunos inscritos, mas também fazemos cursos presenciais, porque uma modalidade não substitui a outra, mas se complementam”, explicou o diretor-geral da instituição.

Universidade Corporativa do Administrador possui mais de 250 cursos online, agrupados em 25 categorias, totalmente gratuitos para profissionais e estudantes registrados. Entre as capacitações oferecidas, estão: Índice CFA de Governança Municipal, Prática de Perícia Judicial e Extrajudicial – Iniciante, Inovação em Modelos de Negócios e Inteligência Competitiva.

EAD Ranking é resultado de uma parceria entre o Canvas, a Rede Rankintacs, a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e o Grupo Gestão RH.