/Encad de Nova Friburgo ressalta a importância de ampliar o ensino da Administração

Encad de Nova Friburgo ressalta a importância de ampliar o ensino da Administração

2018-10-19T09:41:14+00:00

O CRA-RJ promoveu o 13º Encontro de Administradores de Nova Friburgo, com a presença do Adm. Wagner Siqueira, presidente do CFA e conselheiro federal pelo Rio de Janeiro; Adm. Leocir Dal Pai, presidente do CRA-RJ; Adm. Rodolpho Mader, representante da Casa do Administrador da Região Serrana; e Adm. Carlos Roberto Fernandes de Araújo, coordenador da Comissão Especial de finanças do CRA-RJ.

O Adm. Leocir Dal Pai abriu o evento e ressaltou a abertura do escopo profissional para o registro de Mestres, Doutores e Técnicos, com as Resoluções Normativas do CFA nº 511 e 512. O Adm. Rodolpho Mader também participou do início do Encad e demonstrou o vigor da Região Serrana após a tragédia de janeiro de 2011.

“Então, com essas resoluções, se coloca a produção do conhecimento com mestres e doutores, que passam a se registrar no Conselho e também o Técnico em Administração que é o responsável básico pela operação que o Administrador é encarregado”, salientou o presidente.

“Me preocupa muito a ‘coisificação’ que está acontecendo no ensino da Administração. Dizemos que estamos formando Administradores e estamos formando técnicos. Na nossa profissão, precisamos de pessoas gabaritadas e capazes”, disse o Adm. Carlos Roberto Fernandes de Araújo, durante a palestra “O Futuro da profissão: Ameaças e Oportunidades” que teve o objetivo de falar sobre a formação do profissional da Administração.

O Adm. Wagner Siqueira realizou a palestra “Os desafios do Administrador no Século XXI – Sistema CFA/CRAs” e ressaltou a importância do comportamento de agir e reagir, rotinas e métodos de profissionais e organizações para mudar a mentalidade antiquada em relação à área da Administração.

“Deve-se deslocar o estudo da Administração pelo comportamento para determinação das causas, que são geradoras de comportamentos que são efeitos. A gente discute o efeito e esquece de atacar as causas. Quer dizer, o mundo percebido determina a maneira como me comporto”, considerou o presidente.

Confira o Encad completo pela CRA-RJ Play e Rádio ADM RJ.