/Encad de Volta Redonda conta com reflexões sobre o mercado de trabalho atual

Encad de Volta Redonda conta com reflexões sobre o mercado de trabalho atual

2018-09-04T12:16:55+00:00

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro realizou, no dia 17 de agosto, o Encontro de Administradores (Encad) em Volta Redonda. O evento contou com a presença do Adm. Wagner Siqueira, presidente do CFA e conselheiro federal pelo Rio de Janeiro; do Adm. Leocir Dal Pai, presidente do CRA-RJ; do Adm. Marco Aurélio Lima de Sá, conselheiro do CRA-RJ; do Adm. Mauricio Pessoa, vereador de Volta Redonda; e das Administradoras e membros da Comissão Especial da Mulher Administradora do CRA-RJ, Elizabeth Costa Barros e Yara Maria Guimarães Assis Rezina.

“Vamos às cidades do Interior do Estado para aproximar o profissional de Administração do seu Conselho, da sua representação”, salientou o Adm. Leocir Dal Pai durante abertura do evento. Já o vereador Adm. Mauricio Pessoa entregou uma homenagem ao Adm. Wagner Siqueira, devido ao seu excelente trabalhado na área e, logo em seguida, as Adm. Elizabeth Barros e Adm. Yara Rezina iniciaram o painel “Mercado de trabalho da Mulher”.

“Num país onde nós temos dificuldade na procura de emprego, os jovens, muitas vezes, são levados a fazer escolhas que não são as ‘de coração’. As aptidões existem e muitas vezes são percebidas e os jovens sabem o que querem, mas terminam optando por outros caminhos”, ressaltou Elizabeth, que ainda reforçou que a pessoa não deve ser influenciada pelo mercado ou pelos pais e sim seguir o que se deseja fazer.

Já a Adm. Yara Rezina apresentou um case sobre uma mulher empreendedora, que mostra como ela enfrentou desafios e solucionou problemas por ter visto de uma forma diferente. A Administradora exemplificou a importância de fazer o que gosta, pois assim você consegue inovar e que também é necessário procurar a autorrealização para conseguir o sucesso, seja profissional ou pessoal.

Logo depois, o Adm. Wagner Siqueira ministrou a sua palestra “Os desafios do Administrador no século XXI – Sistema CFA/CRAs” e ressaltou que cada organização tem uma pessoa diferente da outra, portanto, aquela solução que deu certo em uma empresa, pode ser ruim para uma segunda. Por isso, gestores não devem copiar soluções prontas, somente pegar referências e criar a própria solução, se adequando às pessoas e aos ambientes distintos.

“O profissional da Administração é aquele que passa o diagnóstico, não prescritivo. Nós vamos diagnosticar em função de cada organização, pois problemas que são bons para uns, podem ser péssimos para outros. Assim, pode ser que tenhamos uma solução que foi teoricamente boa e tecnicamente correta em determinado momento, mas que não se ajusta agora, pois não há organizações sem pessoas e se você muda as pessoas, muda as soluções e a organização”, refletiu o presidente do CFA.

Confira o Encad completo no CRA-RJ Play e na Rádio ADM-RJ.