Pela estagiária Bárbara Gouvêa
Sob supervisão de Érika dos Anjos

A Comissão Especial da Mulher Administradora do CRA-RJ realizou o Encontro de Administradores (Encad): Saia em Ação na sede do Conselho, na Tijuca. O evento contou com a palestra “Inovação e tecnologia: protagonismo, potencial e participação da mulher”, ministrado pela Adm. Suely Motta, membro da Comissão; e com a participação da Adm. Yara Rezina, coordenadora da Comissão; Adm. Neide Venâncio, coordenadora adjunta da Comissão; do Adm. Wallace Vieira, presidente do CRA-RJ; Adm. Mara Darcy, conselheira do CRA-RJ; e do Adm. Reinaldo Faissal, Adm. Fernanda Taulil, Adm. Wanilda Rocha e a Adm. Fernanda Abrahão, todos membros da Comissão.

A Adm. Yara Rezina abriu o evento e falou sobre o tema da palestra, ressaltando os benefícios da atuação da mulher com a inovação e a tecnologia. Em seguida, a Adm. Mara Biasi falou um pouco do papel da mulher.

“O nosso objetivo é trabalhar um pouco mais os desafios do cenário atual para o fortalecimento da mulher como profissional. […] Nós da Comissão da Mulher Administradora acreditamos nisso e fazemos o possível para levar essa informação aos amigos que nos assistem”, reforçou a conselheira.

Para Adm. Suely Motta, quando é falado sobre as oportunidades, dificuldades e benefícios de algo para a mulher, o homem deve pensar que isso pode não valer para ele, mas pode servir para a mãe, irmã, filha e esposa. A Administradora ressaltou o cenário atual e as desvantagens que ainda são comuns no meio.

“A gente pensa assim ‘Não é possível que isso está acontecendo agora, em pleno século XXI! A minha mãe a avó já trabalhavam fora!’. Mas, há pouco o IBGE divulgou uma pesquisa avaliando outras formas de trabalho, dizendo que as mulheres trabalham quase que o dobro de horas que os homens no cuidado de parentes […] A gente vê que ainda há uma grande desigualdade nessa dedicação de afazeres domésticos e a cuidados”, salientou a palestrante.

O Adm. Wallace Vieira encerrou o evento reforçando a importância da mulher no mercado e como será o futuro, pessoal e profissional, com o avanço constante da Era Digital.

“Nós estamos falando da 4ª Revolução Digital, que hoje domina o nosso pensamento, o nosso dia a dia, e que será o futuro da Administração. Por leituras que faço, a automação não vai chegar a algumas atividades que são  melhores desenvolvidas pelas mulher e que não são pelos homens. Essa sensibilidade e compaixão que a mulher tem, a robótica não vai chegar lá”, disse o presidente.

Confira a palestraa completa no CRA-RJ Play e na Rádio ADM RJ.