Por Érika dos Anjos

Em conjunto com a Aeronáutica, o setor de atendimento do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro identificou quatro diplomas falsos de cursos técnicos em Administração utilizados para obtenção do registro profissional e posterior inscrição no concurso da instituição.

De acordo com o Adm. Leocir Dal Pai, vice-presidente de Registro Profissional do CRA-RJ, além do técnico em Administração, foram encontrados em sindicâncias da Aeronáutica mais 16 diplomas falsificados de outras profissões somente este ano.

“Existe uma verificação minuciosa de ambas as partes, com apuração de dados e obtenção de datas. Estamos sempre muito atentos a esse tipo de fraude”, salientou o Administrador, enfatizando ainda que as denúncias serão encaminhadas pelo CRA-RJ à Polícia Federal ou ao Ministério Público após o recebimento do relatório com parecer final da Aeronáutica. Desta forma, o fraudador responderá a um inquérito militar e também civil.

O superintendente do CRA-RJ, Adm. Leonardo Fuerth, esclareceu que essa é uma prática que ocorre há algum tempo e que o Conselho sempre esteve preparado para combatê-la.

“É preciso impedir que pessoas que estão cometendo um crime exerçam a profissão ilegalmente. Inclusive,  já houve épocas, por conta de denúncias encaminhadas pelo CRA-RJ, que a Polícia Federal conseguiu identificar quadrilhas que forneciam esses diplomas falsos. Então, esse é um serviço que o Conselho presta à sociedade”, garantiu.

Se você quiser fazer alguma denúncia de diplomas falsos – seja de compra, venda ou para obtenção de registro – ou sobre qualquer irregularidade que envolva a área da Administração, pode utilizar o Clique Denúncia do CRA-RJ através do Sifa ou diretamente pelo email [email protected].