Por Josué Amador

As Administradoras Maura Xerfan, gestora de carreira, e Mônica Campos, coordenadora do Instituto Eu Consigo, promoveram uma palestra sobre “Longevidade e os desafios do mercado de trabalho”, no auditório Adm. Gilda Nunes, na sede do CRA-RJ. Elas trabalharam a questão da gestão e transição de carreira, pensando nos desafios resultantes da nova perspectiva, diante perenidade da vida humana e do mercado de trabalho, que passa por transformações cada vez mais rápidas.

Elas destacaram a importância de planejar a carreira profissional e deram dicas de como os presentes e internautas podem traçar novas rotas para que não sejam abatidos por demissões ou aposentadorias, por exemplo.

Xerfan iniciou sua participação compartilhando um pouco de sua experiência, projetos desenvolvidos e o que pensa sobre o que realmente é uma carreira no mercado, que inclui versatilidade de conhecimentos e visão ampla sobre as possibilidades de realizações.

“A pergunta ‘O que a gente quer ser quando crescer?’ é feita quando somos pequenos e tomamos essa decisão muito novos. Normalmente, no Brasil, por uma questão cultural, as pessoas confundem graduação e carreira. Então, eu fiz uma graduação e me engesso por aquela formação, mas meu leque de carreiras e oportunidades são inúmeras. A graduação é um degrau, mas não sua carreira, e é muito importante saber disso porque o planejamento não se dá a partir de uma graduação”, explicou a palestrante.

Campos também abordou um pouco de sua experiência no terceiro setor e como chegou até esse segmento, que ajuda pessoas a se desenvolverem profissionalmente. No caso dela, o público alvo é de indivíduos com mais de 60 anos de idade. Entre outras questões, ela destacou o quão produtivo pode ser escolher fazer atividades laborais a partir de algo que o indivíduo goste, descobrindo e redescobrindo alternativas produtivas.

“Será que a gente vai se aposentar com cinquenta e poucos anos, receber aquela aposentadoria e não fazer mais nada da vida? E tentar arrumar um emprego e não conseguir? Fica difícil agente se manter no mercado de trabalho, o que queremos? A gente precisa pensar nisso. […] Se pesquisar, vai encontrar empresas que já têm programas voltados para pessoas mais maduras. […]. E aí, fica a questão: vou me reinventar, fazer uma nova carreira, vou usar o Canvas para repensar minha trajetória? Aí, é de cada um”, disse a Administradora.

A apresentação completa já está disponível na CRA-RJ Play e na Rádio ADM RJ gratuitamente.