/Mobilidade urbana e sustentável é tema de Encontro de Logística

Mobilidade urbana e sustentável é tema de Encontro de Logística

2018-06-28T11:35:25+00:00

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro realizou o V Encontro de Logística (Elog), em sua sede, na Tijuca. O tema principal foi “Logística e Sustentabilidade”, que foi debatido durante o evento pelos Administradores e membros da Comissão Especial de Logística do CRA-RJ Helio Meirim, Júlio Loureiro e Sandro Reis, além do Adm. Luís Eduardo Ribeiro, executivo da LELO Logística e Operações.

No evento, foram apresentados os painéis “Como a logística contribui com a Sustentabilidade Urbana”; “Distribuição urbana sustentável: antigas, atuais e futuras tendências”; “Compras Sustentáveis no Centro da Estratégia de Negócios” e “Supply Chain Sustentável: Da estratégia à execução”.

O presidente do CRA-RJ Adm. Leocir Dal Pai abriu o encontro e reforçou a importância da logística no cenário nacional e na solução de conflitos como a greve dos caminhoneiros, pois mostrou a necessidade de um bom profissional de Administração nesse contexto.

O Adm. Helio Meirim, coordenador da Comissão e palestrante do tema da logística e a mobilidade urbana, apresentou dados que mostram que mais da metade da população do mundo e 80% dos brasileiros se concentra em grandes cidades e, desta forma, ressaltou como a logística é importante para a movimentação de pessoas, produtos e até de informação nesse meio.

“Temos três agentes para conseguir ter mobilidade urbana sustentável: Sociedade, Governo e Empresas. Mas não pode só colocar a culpa em um dos agentes, todos têm que se engajar para conseguir esse feito. Precisamos unir as três partes”, salientou Meirim, que ainda reforçou que não se deve pensar somente em trânsito quando falamos de mobilidade, mas também na qualidade de vida, tempo de lazer e a emissão de poluentes.

Os palestrantes mostraram ainda a importância de um bom planejamento de logística nos grandes centros urbanos, a necessidade de mudança da visão processual atual e a utilização de meios de transporte mais sustentáveis, como a bicicleta nas cidades, trens para grandes cargas e entregas fora dos centros, e no meio urbano a utilização de caminhões e desta forma adquirir com o tempo, uma melhor mobilidade urbana.

Assista ao encontro completo pelo Facebook e, em breve, pela CRA-RJ Play e Rádio ADM RJ.