Pela estagiária Bárbara Gouvêa
Sob supervisão de Érika dos Anjos

Felipe Rochefeller, presidente da RioJunior e membro da Comissão Especial de Empreendedorismo e Inovação do CRA-RJ, realizou a palestra “O que tem a ver o MEJ com a Agenda 2030?”, no auditório do Conselho, na Tijuca. A palestra mostrou a agenda de objetivos e desenvolvimento sustentável da Organizações das Nações Unidas (ONU) e como o Movimento Empresa Junior se relaciona com esse planejamento. O Adm. Antonio Andrade, coordenador da Comissão, também participou do evento.

“Os 193 estados membro da ONU conversaram para pensar quais são os objetivos do desenvolvimento sustentável que eles precisam ter para conseguir evoluir a nossa sociedade, com mais dignidade e igualitária”, salientou Felipe, definindo a criação da Agenda 2030.

De acordo com Rochefeller, o Movimento Empresa Junior visa fazer com que a sociedade conheça esses 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para que, dessa forma, entenda os motivos e princípios da preocupação com a população mundial e com a Terra.

“Estamos trazendo esses objetivos de desenvolvimento sustentável muito à tona porque sabemos que essa Agenda 2030 não é conhecida como deveria. E assim, as pessoas e organizações consigam traçar estratégias direcionadas por meio dos objetivos que esses 193 estados membros decidiram, definiram e pensaram”, reforça Felipe.

Pacto Global

Desde 2012, o CRA-RJ é signatário do Pacto Global da ONU, em que foram traçados 10 princípios universais derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. Todas as organizações que fazem parte do Pacto Global comprometem-se a seguir esses princípios no dia a dia de suas operações.

Confira a palestra completa no CRA-RJ Play e Rádio ADM-RJ.