O Portal de Cursos Abertos – PoCA é uma plataforma de cursos a distância, abertos e gratuitos, disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, cujas atividades fazem parte do programa de extensão do mesmo nome, da Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos (SEaD-UFSCar), registrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar.

Saiba mais em: https://poca.ufscar.br

CURSOS DISPONÍVEIS:

  • Introdução à Astronomia Observacional
  • Formação Introdutória em Tutoria
  • Planejando o uso de instrumentos e critérios nas avaliações on-line
  • Desafios da avaliação
  • Planejamento Pedagógico de Disciplinas
  • Introdução ao Moodle
  • Análise de mercado e precificação
  • Boas práticas de higiene na fabricação de alimentos
  • Fotografia de produto com celular
  • Redes Sociais e boas práticas, marketing digital e comercialização através da Internet
  • Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning): potencializando o trabalho
    colaborativo em sala de aula
  • A questão de gênero na Educação Infantil
  • Introdução à vida e obra do escritor Fernando Sabino
  • Breve História da Educação Brasileira
    Feedback Formativo: aspectos teóricos e boas práticas
  • Gamificação para a Educação
  • Motivação em sala de aula: elementos para uma boa prática docente
  • O sucesso acadêmico do estudante de EaD: autorregulação da aprendizagem em foco
  • Recursos Educacionais Abertos: repensando a produção de conteúdos
  • Apontamentos sobre o uso da calculadora em sala de aula na Educação Básica
  • Cineclubismo e educação: possibilidades do cinema no contexto escolar
  • Com Arte também se aprende: o ensino de Geografia na EJA
  • Do futebol aos futebóis: possibilidades na Educação Física escolar
  • Ensino Híbrido: uma introdução ao tema
    Jogos e brincadeiras musicais
  • Movimentando: a sala de aula como espaço de desenvolvimento integral
  • Novo Ensino Médio: vivências de uma professora de Educação Física da rede estadual de São Paulo
  • O uso de jogos no ensino de matemática na Educação Básica
  • A importância da elaboração de objetivos educacionais no Ensino Superior
  • Avaliação Institucional da Educação
  • Blended Learning in higher education
  • Ensino Híbrido na educação superior
  • Processos avaliativos no ensino superior
  • Bioética
  • Ética na Escrita Científica e Apresentação de Resultados
  • Ética na Prática Científica
  • Introdução à Ética no Serviço Público
  • Educação para as relações de gênero
  • Literatura na infância
  • Meditação nas escolas
  • O que é aprender?
  • Aspectos jurídicos do assédio moral no âmbito da administração pública
  • Conhecendo o SCDP – Sistema de Concessão de Diárias e Passagens
  • Curso básico de gestão de riscos corporativos
  • Curso Básico de Gestão de Riscos para a Integridade no Setor Público
  • Curso Básico sobre o LimeSurvey
  • Gestão Baseada em Competências
  • Ouvidoria: o que você precisa saber
  • Procedimentos para um fluxo documental que atenda a Gestão de Documentos Públicos
  • REDE IsF: Conhecendo o Idiomas sem Fronteiras
  • Educação Especial: histórico, políticas e práticas
  • Introdução aos Estudos da Língua Brasileira de Sinais
  • Noções de acessibilidade arquitetônica para avaliação de projetos e edificações
  • Tradutor Intérprete de Libras: Prática e Formação Profissional
  • Aplicação dos princípios básicos de diagramação, uso de cores e tipografia em projetos gráficos
  • Aspectos da Linguagem Fotográfica – comunicação através da imagem
  • Como utilizar o Mendeley na gestão da pesquisa acadêmica
  • Desenvolvimento de apresentações com slides
  • Estudos da Tradução: uma introdução
  • História da Animação
  • Princípios de Telecomunicações
  • Revisão Bibliográfica Sistemática
  • Introdução à Integração Numérica
  • Introdução aos Sistemas Lineares
  • Introdução à Teoria dos Grafos
  • Uma introdução à Trigonometria
  • Funções Exponenciais e Logarítmicas
  • Matrizes e Determinantes
  • Sequências de Fibonacci, Lucas e Pell
  • Sistemas de Numeração
  • Boas Práticas com Injetáveis: ações para o controle de infecção
  • Desvendando fatos e fakes sobre vacinas contra covid-19
  • Estratégia educativa para o ensino sobre o Programa de Gestão de Antimicrobianos
  • Liderança Proativa em Serviços de Saúde
  • Medida da pressão arterial: um guia prático
  • Vivências de meditação, relaxamento e respiração
  • Economia Circular
  • Educação Climática para Educadores
  • Educação para a sustentabilidade
  • Indicadores
  • Introdução à Química Verde e Sustentável
  • Introduction to Green and Sustainable Chemistry
  • Pegada Ecológica
  • Pegada Hídrica
  • Veganismo: um modo de viver justo para todos
  • A caça ao tigre-de-Bengala e o uso de artefatos digitais na alfabetização
  • Estratégias de mediação em fóruns de discussão on-line
  • Games acessíveis para Educação
  • Introdução ao ambiente RStudio e criação de gráficos com ggplot2
  • Introdução ao arduino para professores de música
    Introdução ao Programa R
  • Introdução aos modelos de regressão linear e não linear com o R
  • Introdução ao uso do Pl@ntNet em dispositivos móveis
    Produção de Videoaulas com Celulares
  • Produzindo podcast para utilização em sala de aula
  • Scratch: introdução à programação para educadores
    Statistical data analysis in R
  • Usos e possibilidades do Google Earth no ensino de Geografia
  • Wiki: produção colaborativa de conhecimento
  • YouTube e suas potencialidades como ferramenta educacional

PoCA
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE DADOS
Nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, autorizo o CRA-RJ a utilizar meus dados pessoais para me enviar conteúdos relacionados à Administração, trabalho e negócios. Também aceito receber campanhas e/ou informações sobre a profissão de Administrador, possibilitando ações ligadas à sua missão institucional. A concordância deste termo não autoriza o compartilhamento de meus dados pessoais com terceiros, tampouco ações comerciais.
Ler e concordar com as condições: Termo de PrivacidadePolítica de Cookies