/Profissionais de Recursos Humanos: funções e relevância estratégica nas organizações

Profissionais de Recursos Humanos: funções e relevância estratégica nas organizações

2018-06-28T11:30:43+00:00

A Comissão Especial de Recursos Humanos do CRA-RJ promoveu uma “Roda de Conversa sobre as Funções Profissional de Recursos Humanos”, na sede do Conselho, na Tijuca. Participaram do evento as Administradoras Cristina Matos da Costa, Ana Maria Carvalho, Rosângela Arruda, Mara Braile e Neide Venâncio, além do Adm. Ricardo Ferreira, todos membros da Comissão.

Os profissionais trouxeram exemplos práticos para os participantes, presentes e internautas. Foi demonstrado que o setor de RH é extremamente estratégico dentro das organizações, uma vez que abrange as empresas desde o estagiário até a presidência e responde pela atração, recrutamento, seleção, treinamento, reciclagem ou mesmo dispensa de funcionários. Ainda fora abordados assuntos como resiliência, liderança, capacitação entre outras questões.

A coordenadora da Comissão de RH do CRA-RJ, Adm. Cristina Matos da Costa, ainda chamou a atenção para algo muito grave que acontece no mercado de trabalho: a contratação de pessoas desqualificadas para o cargo de RH.  Mesmo que as decisões tomadas pelo setor possam gerar o sucesso ou o fracasso de alguns processos internos e externos, ou comprometer toda a empresa, muitos empresários ainda desvalorizam a relevância dos bons profissionais de RH.

“Faço aqui uma crítica e uma chamada de atenção. Em nossa área, vê-se muito uma ‘coisificação’, porque parece que qualquer um pode chegar e fazer algumas perguntas, olhar alguns currículos, ver se o candidato serve ou não, se pode se encaixar em alguma vaga. Isto é um descaso em muitos momentos. Chamo atenção dos empresários, com relação a isso. Precisa-se sim de profissionais capacitados, especializados e preparados para realizar essa função”, disse a Adm. Cristina Matos da Costa.

Ainda foi destacada a necessidade de adaptação à realidade de cada momento e localidade, bem como de perfis de funcionários selecionados ou gerenciados. Para tanto é preciso que os profissionais de RH estejam em constante reciclagem, para que não se tornem obsoletos no dia a dia das organizações.

A apresentação completa das palestras fica disponível no Facebook, na Rádio ADM RJ e na CRA-RJ Play.