/WhatsApp Business: novas funcionalidades podem alavancar os negócios

WhatsApp Business: novas funcionalidades podem alavancar os negócios

2018-04-27T09:37:14+00:00

O WhatsApp Business, lançado nesta quinta-feira (18), é a mais nova versão do WhatsApp exclusiva para o mundo dos negócios. Definido pela própria empresa como algo ‘desenvolvido para atender às necessidades de uma pequena empresa’, facilitando a ‘interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente as mensagens’, ele promete revolucionar a comunicação com os consumidores.

Com o novo aplicativo, haverá a possibilidade de criar um perfil empresarial específico, com informações de contato (telefone, e-mail, endereço), site oficial e descrição do negócio. Ainda serão disponibilizadas “Estatísticas do fluxo de mensagens”, com dados de quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas. Será possível ainda salvar respostas padrão, reutilizando-as quando necessário, e mensagens para quando estiver ausente.

O Adm. Diego Braga, especialista em tecnologia e startups, defende que ‘a possibilidade de se alavancar os negócios utilizando o WhatsApp, hoje, é real’, mas que é necessário planejamento para a boa utilização dessa ferramenta, de modo a agregar valor e destacar a empresa no mercado.

“Vemos hoje uma cadeia de pequenas, médias e grandes empresas investindo forte em mídias sociais. É um canal direto e a tendência é essa. Temos registrado também um alto índice de vendas através das Rede Sociais e, com essa API [Application Programming Interface*] de integração do WhatsApp, a tendência é a alavancagem dos negócios, tendo um público já direcionado como forma de captar e aumentar as vendas”, disse Braga.

O aplicativo para pessoas físicas permanecerá com as funções normais, como controle das mensagens recebidas, opções de bloquear qualquer número, incluindo os de empresas, e de reportar spams. Assim, o papel do profissional de Administração especializado é fundamental na hora de estabelecer as melhores estratégias ligadas ao novo aplicativo, evitando perda de antigos clientes e promovendo novas captações.

Por enquanto, essa versão está disponível para download apenas na Indonésia, Itália, México, Reino Unido e EUA. De acordo com a nota publicada pela empresa, ‘o aplicativo será lançado no mundo todo nas próximas semanas’.

* Interface de Programação de Aplicativos.